Planeamento

Aulas

Introdução à UC; Introdução às Teorias da Prática

Apresentação da UC. Introdução às teorias da prática: individualismo metodológico e as suas limitações na análise do comportamento coletivo e individual. O conceito de prática social e os seus elementos constituintes. Vantagens e limitações da teoria das práticas para tratar o problema do consumo e produção sustentáveis.


Docente: Mónica Truninger

Práticas e mudança social

Refletir sobre mudança social (orientada para a sustentabilidade) e intervenções nas práticas sociais. Várias formas de mudar as práticas: mudança de elementos dentro das práticas (significados, competências e materialidades), a substituição de uma prática por outra (e.g. uso da bicicleta em vez do automóvel), e a ligação e religação de práticas formando novos eixos espácio-temporais que ajudam a reconfigurar conjuntos e constelações de práticas na vida quotidiana.

Docente: Mónica Truninger

Leitura recomendada: Shove, E. (2010) ‘Beyond the ABC: climate change policy and theories of social change’ Environment and Planning A, 42 (6): 1273-1285.

Introdução à Teoria das Transições para a Sustentabilidade

Mudança através do conceito de transição para a sustentabilidade. Como se mudam as trajetórias de organizações, empresas, instituições, pessoas, infraestruturas sociotécnicas de forma a descarbonizar a sociedade? Estudos da Transição para a Sustentabilidade (com destaque para a perspetiva multinivelada, os conceitos de transição e transformação) e articulação com a perspetiva das práticas sociais. Análise das diferenças e semelhanças entre estas duas perspetivas, e exploração das principais formas de articulação que têm sido realizadas. 

Docente: João Mourato

Leitura recomendada: Hölscher, K., Wittmayer, J. M., & Loorbach, D. (2018). Transition versus transformation: What’s the difference? Environmental Innovation and Societal Transitions, 27, 1–3. https://doi.org/10.1016/J.EIST.2017.10.007

Comunidades de prática, aprendizagem social

Os conceitos de comunidades de prática e de aprendizagem social. Aplicação destes conceitos ao tema das alterações climáticas: cenários socioeconómicos, gestão de recursos, práticas adaptativas e educação ambiental. Caso prático do projeto BWaterSmart.

Docente: Carla Gomes

Leitura recomendada: Fulgenzi, A., Brouwer, S., Baker, K., & Frijns, J. (2020). Communities of practice at the center of circular water solutions. Wiley Interdisciplinary Reviews: Water, 7(4), e1450.

Ciência das alterações climáticas, incerteza e media

Influência do conhecimento científico nas práticas. Relação entre ciência e público, atitudes perante a ciência, confiança nos cientistas. O conhecimento científico sobre alterações climáticas, incertezas e controvérsias, ceticismo e consenso. O papel do media e a opinião pública.

Docente: Ana Delicado

Leitura recomendada: Treen, K. M. D. I., Williams, H. T., & O'Neill, S. J. (2020). Online misinformation about climate change. Wiley Interdisciplinary Reviews: Climate Change, 11(5), e665.

Culturas de consumo de água

O problema da água e a sua ligação às alterações climáticas. Ilustração de políticas de mudança de práticas de consumo de água em contexto doméstico, oportunidades e limitações. A questão da seca e as multifuncionalidades dos usos da água para os consumidores. Convenções culturais em torno da sujidade e limpeza, e implicações para os usos da água Caso de estudo da lavagem da roupa em espaço doméstico e medidas de intervenção na mudança das práticas de consumo de água.

Docente: Mónica Truninger

Leitura recomendada: Mylan, J., & Southerton, D. (2018). The Social Ordering of an Everyday Practice: The Case of Laundry. Sociology, 52(6), 1134–1151. https://doi.org/10.1177/0038038517722932

Energia: usos e poupança, eficiência e monitorização

Exemplos da relevância das Teorias da Prática para compreender a dificuldade da sociedade atual em termos da redução efetiva do consumo de energia. O consumo de energia é definido/influenciado por um conjunto muito mais alargado de fatores do que a eficiência da tecnologia e o comportamento dos cidadãos. Os exemplos usados para reflexão e debate serão os das práticas de iluminação e de climatização.

Docente: Ana Delicado

Leitura recomendada: Vannini, P. and Taggart, J., 2014. Off the grid: re-assembling domestic life. Routledge. Capítulo 6 Confort, pp. 87-104

Alimentação, produção e consumo: principais dilemas da sustentabilidade

Sistemas intensivos alimentares e seus impactos sociais, ambientais e económicos. Os impactos das alterações climáticas na agricultura e alimentação e vice-versa. Identificação e ilustração de sistemas alimentares alternativos e suas limitações (produção local, produção agricultura biológica). Planos estratégicos municipais alimentares em cidades. Os principais dilemas da transição para uma alimentação de base vegetal e a redução do consumo de carne.

Docente: Mónica Truninger

Leitura recomendada: Fuentes, M., & Fuentes, C. (2022). Reconfiguring food materialities: Plant-based food consumption practices in antagonistic landscapes. Food, Culture & Society, 25(3), 520–539. https://doi.org/10.1080/15528014.2021.1903716

Lixo e Reciclagem

Diagnóstico da situação do lixo, desperdício alimentar e reciclagem em Portugal. Contributos da teoria das práticas para um olhar diferente sobre o desperdício alimentar. O lixo que se faz em casa está enquadrado pelo sistema de provisão alimentar, por normas, convenções culturais e regras, pelo marketing e publicidade, pelas narrativas do que significa comer de forma saudável e pelos ritmos, temporalidades e espaços que coreografam as práticas do dia-a-dia. O texto em discussão aplica a teoria das práticas ao contexto do desperdício alimentar na restauração.

Docente: Mónica Truninger

Leitura recomendada: Hennchen, B. (2019). Knowing the kitchen: Applying practice theory to issues of food waste in the food service sector. Journal of Cleaner Production, 225, 675–683. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.03.293

Transportes e mobilidade

O impacto do setor transportes na emissão de gases com efeitos de estufa. A cultura do carro e automobilidade. Soluções tecnológicas e soluções políticas. Práticas de mobilidade e alterações climáticas. A aquisição de carros “verdes” e eco-condução.

 Docente: Ana Delicado

Leitura recomendada: Kent, J. L. (2022). The use of practice theory in transport research. Transport Reviews, 42(2), 222-244.

Sociabilidade e comunicação: tecnologias, redes, comunidades

Teorias da sociedade da informação e conhecimento. Acesso e uso das TIC. TIC e teoria das práticas. TIC e sustentabilidade. Consumo de energia, terras raras e resíduos eletrónicos. TIC e ativismo ambiental. Uso das redes sociais online para fins de sustentabilidade.

Docente: Jussara Rowland

Leitura recomendada: Pasek, A., Vaughan, H. and Starosielski, N., 2023. The world wide web of carbon: Toward a relational footprinting of information and communications technology's climate impacts. Big Data & Society, 10(1), p.20539517231158994