Disciplina Curricular
Arte e Ciência: Representação e Produção do Real AC-Rpr
Doutoramento Bolonha em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade - Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade
Contextos
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Arte e Ciência
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Identificar e questionar as articulações e complementaridades entre arte e ciência, os seus possíveis cruzamentos e os seus afastamentos decisivos. - Compreender as modalidades e funções da imagem na arte e na ciência e a sua importância enquanto dispositivo de representação e produção de saber. - Interrogar o conceito de performatividade nas artes e na ciência em algumas das suas manifestações contemporâneas. - Conhecer os momentos fundamentais da relação entre arte e ciência, estudando alguns exemplos paradigmáticos a partir de várias formas de expressão artística (como a pintura, a fotografia, a literatura, o teatro e as artes performativas) e de várias ciências (como a matemática, a física, a química, as ciências da natureza e a anatomia). - Avaliar a relevância de algumas estratégias das artes performativas para o entendimento da relação corpo-imaginação-ação. - Pensar o sentido da profunda transformação.
Programa
1. Interferências da arte e da ciência: Invenção, descoberta e criação em arte e ciência; O antigo e o novo em arte e ciência; Belo e verdade. Sublime e verosímil; Técnica e poética do mundo natural - ciência e arte entre o virtual e o artificial. 2. A imagem como dispositivo de representação e produção de conhecimento: O papel da imagem na arte. Heurística da imagem em ciência. 3. Estudos de caso: A invenção do teatro, da ciência e da filosofia na Grécia clássica; Pintura e perspectiva na arte e ciência renascentista; Pintura e teorias da luz. O impressionismo; Pavimentação e matemática. Cristais, simetria e repetição de padrões; Arte e física do movimento. Duchamp e a ultrapassagem do cubismo. A escultura cinética de Naum Gabo e Pevsner. A pop arte e as máquinas de Tinguely; Fotografia e química. A química no advento da fotografia e a passagem para a fotografia científica; Experiência do actor, do espectador e do cientista. 4. Sciarte. Discussão de trabalhos significativos em bioarte, tech-art e nano-art.
Métodos de ensino e avaliação
Ensino expositivo, com apresentações em PowerPoint, pequenos vídeos, filmes e debates. Dentro das disponibilidades, ir-se-ão promover aulas fora do espaço da faculdade como visitas guiadas a exposições, idas a espetáculos, museus, laboratórios, etc., que se adequem a domínios programáticos específicos. Os alunos serão avaliados através de uma monografia (70%) e da exposição oral (30%) e discussão da mesma.