Sumários
Remate/ Closing
17 Dezembro 2022, 11:00 • João Guerra
A última sessão representou a oportunidade de aferir, com os alunos, a pertinência das apresentações anteriores, os métodos de avaliação e, sobretudo, as temáticas que, por falta de tempo e espaço, acabaram por ficar de fora, mas configuram temas importantes para uma reflexão clara e abrangente da sustentabilidade.
The politics of the green transition Portuguese Lithium
9 Dezembro 2022, 16:00 • João Guerra
Os oradores convidados (Paul Chakroff e Tim O`Riordan) introduziram a sessão com a apresentação do tema dos elementos de terras-raras (ETR) e materiais críticos (MC), enfatizando a existência de uma incompatibilidade entre as enormes quantidades de ETR e MC atualmente exigidas para a produção da ‘tecnologia verde’, associada à transição para energias renováveis, para o cumprimento do compromisso carbono zero em 20501, nomeadamente para a produção de baterias elétricas para veículos elétricos e para geradores de energias renováveis (solar, eólico, etc). Esta incompatibilidade é agravada pelo curto período temporal no qual as políticas internacionais se propõem fazer a transição integral para fontes de energia renováveis, assumindo-se que as quantidades energética e de equipamentos necessários irá aumentar dada a tendência mundial de desenvolvimento económico e tecnológico sempre crescente.
Transition: Transformation & Shaping Futures
3 Dezembro 2022, 09:00 • João Guerra
The session was led by Dr. Olivia Bina. During the first part of the session, attendants exposed their own ideas of what needs to change. During the second part, Dr. Bina exposed main theories of transformative change, structuring the lecture on three parts: why we need to change our global system; what we should change; and how to change it.
Transition I - What & How to Change?
25 Novembro 2022, 16:00 • João Guerra
Conspiracy and climate change perceptions
19 Novembro 2022, 11:00 • João Guerra
The session´s icebreaker dealt with the
concept of climate tipping points, how seriously should we take them into
consideration, what is the correlation between tipping points and the reduction
of global forecast temperatures, and how to communicate these concepts and
communicate them to the public, either through schools and/or policymakers
themselves.