Sumários

Seminário: Monografias (avaliação intercalar)

4 Novembro 2024, 17:00 Maria de Fátima Calça Amante

Nesta aula cada um dos alunos  expôs, com base na leitura, da introdução da monografia que escolheu nela identificando aspetos relacionados com os temas abordados nas aulas anteriores.


Semana de Leitura

28 Outubro 2024, 17:00 Simone Frangella

Nesta semana não houve aula; a semana foi reservada para que os alunos efetuassema  leitura da monografia a ser apresentada na aula seguinte.


Pluralidade de fontes

21 Outubro 2024, 17:00 Simone Frangella

Nesta aula discutimos alguns dispositivos para o trabalho etnográfico que se somam ao trabalho de terreno. Distcutiu-se o uso de documentos e a etnografia digital. 

Para esta segunda parte da aula, tivemos como convidado o Professor Lúcio Manuel Gomes de Sousa da Universidade Abertas


Política e emoções na prática da pesquisa de campo

14 Outubro 2024, 17:00 Simone Frangella

Esta aula abordará de forma introdutória a questão das emoções no período da pesquisa de terreno, e a sua importância como importante componente para o entendimento e conhecimento das pessoas, das relações e situações que constituem o próprio terreno. A primeira parte da aula será expositiva com um debate sobre textos do livro de referência. A segunda metade contará com breves depoimentos de alunos em escrita de tese sobre suas experiências pessoais sobre o tema.

PArticiparam desta aula como apresentadoras  as alunas Veronica de Sousa e Rita Reis.


Notas de campo: Dimensões metodológicas e reflexivas

7 Outubro 2024, 17:00 Simone Frangella

Nesta aula abordam-se aspetos técnicos e metodológicos relacionados com o registo das observações do investigador no terreno de pesquisa através de notas de campo. Formas e práticas de registo, conteúdo das anotações, espaço para a auto-reflexidade.

1. A passagem das “notas de rascunho” (o registo de anotações em contacto direto com os interlocutores) para o diário de campo. 

2. A articulação entre o registo de notas de observação e a elaboração de perguntas em forma de conversas informais ou de entrevistas ou histórias de vida/família exemplificando e justificando o uso do primeiro ou do segundo tipo de registo em dois casos concretos da sua investigação de campo.