Sumários
Energia: usos e poupança, eficiência e monitorização
8 Novembro 2024, 11:00 • Ana Isabel Oliveira Delicado
Exemplos da relevância das Teorias da Prática para compreender a dificuldade da sociedade atual em termos da redução efetiva do consumo de energia. O consumo de energia é definido/influenciado por um conjunto muito mais alargado de fatores do que a eficiência da tecnologia e o comportamento dos cidadãos. Os exemplos usados para reflexão e debate serão os das práticas de iluminação e de climatização.
Docente: Ana Delicado
Leitura para apresentação: Vannini, P. and Taggart, J., 2014. Off the grid: re-assembling domestic life. Routledge. Capítulo 6 Confort, pp. 87-104
Comunidades de prática, aprendizagem social
25 Outubro 2024, 11:00 • Ana Isabel Oliveira Delicado
Os conceitos de comunidades de prática e de aprendizagem social. Aplicação destes conceitos ao tema das alterações climáticas: cenários socioeconómicos, gestão de recursos, práticas adaptativas e educação ambiental. Caso prático do projeto BWaterSmart.
Docente: Carla Gomes
Leitura para apresentação: Fulgenzi, A., Brouwer, S., Baker, K., & Frijns, J. (2020). Communities of practice at the center of circular water solutions. Wiley Interdisciplinary Reviews: Water, 7(4), e1450.
Ciência das alterações climáticas, incerteza e media
18 Outubro 2024, 11:00 • Ana Isabel Oliveira Delicado
Influência do conhecimento científico nas práticas. Relação entre ciência e público, atitudes perante a ciência, confiança nos cientistas. O conhecimento científico sobre alterações climáticas, incertezas e controvérsias, ceticismo e consenso. O papel do media e a opinião pública.
Docente: Ana Delicado
Leitura para apresentação: Treen, K. M. D. I., Williams, H. T., & O'Neill, S. J. (2020). Online misinformation about climate change. Wiley Interdisciplinary Reviews: Climate Change, 11(5), e665.
Introdução à Teoria das Transições para a Sustentabilidade
11 Outubro 2024, 11:00 • Mónica Truninger de Albuquerque de Medeiros Sousa
Nesta aula aborda-se a mudança através do conceito de transição para a sustentabilidade. Como se mudam as trajetórias de organizações, empresas, instituições, pessoas, infraestruturas sociotécnicas de forma a descarbonizar a sociedade? Para tal vamos olhar para os Estudos da Transição para a Sustentabilidade (com destaque para a perspetiva multinivelada, os conceitos de transição e transformação) e articular com a perspetiva das práticas sociais. Análise das diferenças e semelhanças entre estas duas perspetivas, e exploração das principais formas de articulação que têm sido realizadas. Exemplos com estudos empíricos e discussão do texto na aula
Práticas e mudança social
4 Outubro 2024, 11:00 • Mónica Truninger de Albuquerque de Medeiros Sousa
O objetivo desta aula é colocar os alunos a refletir sobre mudança social (orientada para a sustentabilidade) e intervenções nas práticas sociais. Vamos abordar várias formas de mudar as práticas, nomeadamente através da mudança de elementos dentro das práticas (significados, competências e materialidades), a substituição de uma prática por outra (e.g. uso da bicicleta em vez do automóvel), e a ligação e religação de práticas formando novos eixos espácio-temporais que ajudam a reconfigurar conjuntos e constelações de práticas na vida quotidiana.