Métodos de Ensino e Avaliação

A fórmula de avaliação do módulo ACOT consiste em 2 elementos: (i) uma curta resenha crítica individual [30%]; (ii) um ensaio individual [70%]. (i) Resenha Crítica Individual – Dimensão: 1500-2000 palavras (excluindo referências bibliográficas) Objetivo - Responder à pergunta: porque é o ordenamento do território relevante neste contexto? (O contexto será 1 dos 5 temas abordados nas Sessões 2 a 6 de ACOT) Critérios de avaliação i) Compreensão crítica dos debates atuais sobre ordenamento do território e alterações climáticas; ii) Capacidade de síntese, reflexão crítica, coerência e clareza de redação. (ii) Ensaio individual – Dimensão: 4000-5000 palavras (excluindo referências bibliográficas) Estrutura indicativa (i) Objetivo (apresentação, justificação) (ii) Enquadramento analítico (iii) Metodologia (apresentação, justificação) (iv) Análise (v) Conclusões / reflexão crítica Enquadramento / questões de referência i) Por que é relevante a relação alterações climáticas – ordenamento do território? ii) Como pode o ordenamento do território, entendido na ótica de planeamento, gestão e governança territorial, contribuir para aumentar a ação climática em diferentes territórios (cidades, áreas rurais, regiões)? iii) Qual a relação entre capacidade de ação climática de diferentes territórios (cidades, áreas rurais, regiões), sustentabilidade e agendas de mudança transformadora? iv) Quem governa, desenvolve e monitoriza a relação ordenamento do território e alterações climáticas? Tema - A escolha do tema é livre, com os seguintes requisitos: i) Requisito obrigatório: o tema deve ser desenvolvido na ótica das questões de referência formuladas no ponto anterior; ii) Requisito valorativo: análise comparada de um estudo de caso / exemplo português e de um relativo a outro país. Critérios de avaliação i) Compreensão crítica dos debates atuais sobre ordenamento do território, alterações climáticas e capacidade de ação climática dos territórios; ii) Aplicação dessa compreensão crítica à realidade estudada, considerada num contexto comparado internacional; iii) Capacidade de síntese, reflexão crítica, coerência e clareza de redação. Entrevista Os alunos que o desejarem poderão discutir oralmente o ensaio individual com os responsáveis pela unidade curricular (duração até 20 minutos). A entrevista tem exclusivamente como objetivo discutir o ensaio individual. Não incide sobre o conjunto dos conteúdos da unidade curricular; Classificação final A classificação final será 30% da classificação da resenha crítica mais 70% da do ensaio individual sempre que não haja entrevista; a classificação final será 30% da classificação da resenha crítica mais 70% da do ensaio individual ponderada pela entrevista, nos casos em que esta se concretizar por solicitação do aluno.