Descrição:
Apesar do reconhecimento crescente do ordenamento do território como uma componente relevante das estratégias de adaptação às alterações climáticas, a problematização dessa relação e a sua integração em instrumentos estratégicos e operacionais de planeamento, gestão e governança territorial é ainda muito deficitária na esmagadora maioria dos países, mesmo naqueles onde a questão das alterações climáticas alcançou já uma projeção científica, política, social e mediática significativa. Existe, pois, um défice de consciencialização, compreensão e intervenção política e técnica que é necessário superar.
Esta unidade curricular tem como finalidade contribuir para um debate teórico e empírico que permita responder a duas questões:
. Por que é relevante a relação alterações climáticas – ordenamento do território?
. Como pode o ordenamento do território contribuir para aumentar a capacidade adaptativa das nossas cidades e regiões às alterações climáticas?
- Doutoramento Bolonha em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável - 6_Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável