Disciplina Curricular
Epistemologia Epi
Doutoramento Bolonha em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade - Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade
Contextos
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Arte e Ciência
Período:
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Ciência e Sociedade
Período:
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Filosofia da Tecnologia
Período:
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Lógica e Filosofia da Ciência
Período:
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Bioética
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
− Compreender o âmbito e alcance do conceito de epistemologia e as suas relações com o conceito limítrofe de filosofia da ciência; − Compreender a diversidade de orientações que atravessa o campo da epistemologia, tanto em termos históricos, como na nossa contemporaneidade; − Compreender os problemas gnosiológicos fundamentais que se colocam ao conhecimento científico; − Estudar comparativamente duas fundamentais filosofias do conhecimento (Leibniz e Kant) e avaliar o alcance da sua oposição, tanto na ciência moderna como na ciência contemporânea; − Estudar comparativamente duas importantes teorias epistemológicas do século XX (Popper e Kuhn); − Compreender as clivagens epistemológicas entre as ciências da natureza, as ciências da vida e as ciências humanas e discutir a sua pertinência; − Compreender a difícil constituição do humano como objeto científico; − Compreender os contributos das ciências humanas para uma teoria do conhecimento científico.
Programa
- Epistemologia e Filosofia da Ciência. Grandes categorias epistemológicas. Fundamentos ontológicos e antropológicos do conhecimento. Problemas do conhecimento, seus diversos níveis: genético, metafísico e crítico. - Leibniz. Perceção e aperceção. Representação e expressão. O exemplo da Matemática. As virtudes do simbolismo. - A revolução Kantiana. Crítica do Conhecimento. As formas a priori na sua função cognitiva. As três ideias e a tentação metafísica. - Popper. Demarcação e crítica à indução. Falsificação, teoria e conjetura. Função reguladora do conceito de verdade. Conhecimento objetivo. Os 3 mundos. - Kuhn. Paradigma, ciência normal e revolução científica. Incomensurabilidade dos paradigmas e não-cumulativismo. Tradição, inovação e heurística. - Epistemologia das ciências humanas (CH). Pluralidade de modelos. O estatuto da teoria em CH. Probabilidade, caos, predição do futuro. Aporias fundadoras das CH: singular e universal, natureza e cultura, inconsciente e consciência, explicar e interpretar.
Métodos de ensino e avaliação
Ensino expositivo, com apresentações em PowerPoint dos conceitos fundamentais da epistemologia e das linhas mestres do pensamento dos autores em estudo. A exposição será complementada com o comentário de textos selecionados e previamente indicados de forma a que os alunos os possam conhecer com antecedência relativamente a cada aula. Em paralelo às aulas, os docentes acompanharão os alunos em leituras guiadas da bibliografia fundamental. Os alunos serão avaliados através de um trabalho escrito (70%) e por uma exposição oral (30%). O tema do trabalho deve ser escolhido em acordo com o docente. O aluno devera apresentar uma proposta a ser discutida e eventualmente aceite pelo docente. O trabalho deverá ser apresentado e discutido no seminário permanente de doutoramento.