Disciplina Curricular

Projeto de Criação em Arte e Ciência PCAC

Doutoramento Bolonha em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade - Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Contextos

Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Ciência e Sociedade > Opção Livre

Período:

Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Lógica e Filosofia da Ciência > Opção Livre

Período:

Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Filosofia da Tecnologia > Opção Livre

Período:

Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Bioética > Opção Livre

Período:

Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Arte e Ciência > Opção Livre

Período:

Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Arte e Ciência > Opção Específica

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender a importância do cruzamento entre a arte, a ciência e a filosofia para a compreensão da realidade, a produção de conhecimento e a criação do novo. Conhecer os autores e criadores de referência que pensam a sua obra, e as suas práticas, nos espaços de fronteira e de cruzamento entre as áreas do conhecimento, as culturas, os países, nos espaços de confluência entre os diferentes olhares e/ou pontos de vista. Analisar a estrutura dos espaços/laboratórios onde muitos destes criadores trabalham. Perceber as metodologias e os processos de criação dos projetos e das obras de alguns dos autores/criadores estudados. Conceber um projeto de criação artística que tenha como preocupações e temáticas centrais as questões e os desafios que hoje consideramos pertinentes nos domínios da ciência e da filosofia.

Programa

1. Elaborar um quadro de referência/GPS a partir do cruzamento das ideias dominantes de um autor de cada uma das áreas que nos propomos trabalhar e que cada um vai escolher: artes, ciências e filosofia. 2. Encontrar um projeto/laboratório/criador que trabalhe nos domínios da criação artística e científica e sistematizar os pressupostos e as suas práticas dominantes. 3. Analisar um texto de teatro, uma ópera ou um filme onde estas temáticas sejam desenvolvidas e descobrir os sentidos, a sua estrutura e a forma como a narrativa é desenvolvida. 4. Trabalhar sobre os desafios com que a ciência e a filosofia se confrontam hoje, quais as investigações de ponta que estão a ser desenvolvidas, que cientistas ou investigadores do universo estão a trabalhar nestes domínios, de forma a encontrar uma temática que vai enquadrar o seu projeto final. 5. Construir um projeto de Arte e Ciência que tenha como referência os projetos analisados no ponto 3 e os desafios sistematizados no ponto 4.

Métodos de ensino e avaliação

A metodologia a desenvolver é uma metodologia de projeto centrado nos formandos, no seu trabalho de procura e sistematização das ideias, espaços e obras que irão dar sentido à sua proposta final. Um processo sem rede, caótico, de constante reflexão, onde muitas vezes nos confrontamos com o vazio, o que é angustiante. Mas é também o processo que permite criar o novo, inovar, utilizado no design, na arquitetura e no teatro. O processo de avaliação está construído tendo em conta as duas realidades que são estruturantes deste processo: - um trabalho autobiográfico que traduza a dimensão do processo, onde, para além da explicitação do percurso de cada um, do como e do porquê das suas opções, tenha ainda o GPS/quadro de referências e as análises que tiveram que fazer ao nível dos pontos 2, 3 e 4 (valerá 60% da avaliação final); - o produto final onde cada um tem que mostrar de que forma a sua marca pessoal está presente (valerá 40% da avaliação final).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2.º Semestre

2023/2024 - 2.º Semestre

2022/2023 - 2.º Semestre

2021/2022 - 2nd Semester

2020/2021 - 2nd Semester

2019/2020 - 2.º Semestre

2018/2019 - 2.º Semestre

2017/2018 - 2.º Semestre