Disciplina Curricular
Ciências do Artificial CA
Doutoramento Bolonha em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade - Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade
Contextos
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Lógica e Filosofia da Ciência > Opção Livre
Período:
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Filosofia da Tecnologia > Opção Livre
Período:
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Filosofia da Tecnologia > Opção Específica
Período:
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Ciência e Sociedade > Opção Livre
Período:
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Bioética > Opção Livre
Período:
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Arte e Ciência > Opção Livre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Adquirir os conceitos e a informação que permitam compreender a investigação atual em “Ciências do Artificial” (entendidas como as teorias e práticas científicas que procuram realizar em máquinas certos comportamentos ou capacidades tomadas como objeto de interesse por serem consideradas típicas dos próprios humanos ou de outras criaturas naturais), designadamente compreendendo as etapas do seu desenvolvimento desde o aparecimento da Inteligência Artificial clássica em meados do século XX, passando pelos Sistemas Multi-Agentes, até aos sistemas robóticos (incluindo algumas das mais recentes experiências da Nova Robótica). 2. Conhecer alguns dos aspetos mais salientes da reflexão filosófica sobre as Ciências do Artificial, de modo a possibilitar o desenvolvimento de uma abordagem filosófica, cientificamente informada, ao horizonte das “sociedades artificiais” (intercalação massiva de “máquinas inteligentes” nas interações sociais dos humanos).
Programa
1. Introdução à Inteligência Artificial clássica. Fundações e história. Agente inteligente. Problemas e técnicas: procura, jogos, raciocínio, planeamento, aprendizagem. Incerteza. IA distribuída. 2. Os três grandes esquecimentos da IA clássica (o corpo, o mundo, os outros). Reconsiderações científicas e filosóficas. 3. Sistemas Multi-Agentes (SMA). Interação e relações. Mútuo acordo. Comunicação. Ação conjunta: resolução distribuída, partilha de tarefas, partilha de resultados, lidar com inconsistências, coordenação e planeamento. Aprendizagem. Metodologias, Aplicações e Lógicas. 4. Sistemas Robóticos. Sensores e atuadores. Planeamento. Robótica probabilística: incerteza, localização e mapeamento. Arquiteturas cognitivas. Sistemas Multi-robôs. Perceção cooperativa e tarefas cooperativas. 5. Perspetivas da Nova Robótica. Robótica Evolutiva. Robótica Social. Robótica do Desenvolvimento. Robótica Coletiva. 6. O horizonte das “Sociedades Artificiais”. A metamorfose dos objetos, o design total; dinâmica do programa de investigação das ciências do artificial.
Métodos de ensino e avaliação
As metodologias de ensino serão basicamente as seguintes: - a exposição pelos docentes será o recurso principal; - para facilitar o contacto com aspetos essenciais da investigação atual, serão apresentados vídeos sobre experiências robóticas recentes, os quais, sendo produzidos pelas respetivas equipas de investigação, garantem o rigor necessário e, sendo essas apresentações enquadradas pelos docentes, facilitarão a sua compreensão; - uma visita a laboratórios do ISR (no IST) permitirá contactar com investigação de nível internacional em domínios cobertos pelo programa. (Se possível, será organizada uma visita a outra unidade de investigação.) A avaliação, condicionada pelo número de alunos inscritos, resultará da combinação de elementos do seguinte conjunto: relatório escrito sobre tema de investigação; exame escrito; curtos apontamentos escritos de reflexão; apresentação oral. No início do semestre, os estudantes serão informados das possibilidades de organização pessoal do percurso de avaliação.