Disciplina Curricular

Temas e Problemas de Filosofia da Ciência TPFC

Doutoramento Bolonha em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade - Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Contextos

Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Filosofia da Tecnologia

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

− Conhecer os temas e problemas fundamentais que se colocam hoje à filosofias das ciências e estudar as principais respostas que lhes são dadas por diferentes autores. − Discutir criticamente a ideia de Unidade da Ciência como tarefa cognitiva central da própria ciência. − Analisar criticamente os principais tipos de raciocínios e argumentos e compreender o alcance epistemológico do problema da indução e das suas respostas mais significativas. − Analisar criticamente os diferentes conceitos de causação e explicação. − Compreender os termos do debate realismo-instrumentalismo na Física e na Matemática e avaliar o seu alcance epistemológico e metafísico. − Compreender as diversas e sofisticadas formas de medição e visualização que as novas tecnologias colocam hoje ao serviço da ciência e da sua procura de inteligibilidade do invisível.

Programa

− Relação da Filosofia da Ciência com a Epistemologia e a História das Ciências. Momentos da História da Filosofia da Ciência. Tarefas da Filosofia da Ciência para o século XXI. − O problema da Unidade da Ciência (UC). Alguns programas exemplares. Níveis da UC: linguagem, métodos, leis e teorias. Metáforas e figuras da UC. Proximidades e assimetrias. A classificação como operador das figuras da UC. − Problemas metodológicos. O Raciocínio Indutivo. Dedução e Indução. Argumento abdutivo e por analogia. Causação. Análise crítica de diferentes conceitos de causação. Explicação. Análise crítica de diferentes conceitos explicação. O Problema da Indução. Exposição dos argumentos de Hume e Goodman e análise de algumas respostas. − Polémica realismo versus instrumentalismo. Análise das teses principais do debate realismo-instrumentalismo na Física e na Matemática. − Inteligibilidade do invisível. Medir o invisível. Progressos na capacidade de medir e instrumentos virtuais de medição. Ver o invisível.

Métodos de ensino e avaliação

Ensino expositivo, com apresentações em PowerPoint dos conceitos fundamentais e das linhas mestre do pensamento dos autores em estudo. A exposição será detalhada mas aliviada de pormenores excessivamente técnicos. Sempre que possível, a exposição será complementada com o comentário de textos selecionados e previamente indicados de forma a que os alunos os possam conhecer com antecedência relativamente a cada aula. Em paralelo às aulas, os docentes acompanharão os alunos em leituras guiadas de obras constantes da bibliografia fundamental e/ou aconselhadas tendo em vista o trabalho individual que o aluno se propõe realizar. Os alunos serão avaliados através de um trabalho escrito individual (70%) e de uma exposição oral (30%). O tema do trabalho deve ser escolhido em acordo com o docente. O aluno deverá apresentar uma proposta (uma ou duas páginas A4) a ser discutida e eventualmente aceite pelo docente. O trabalho deverá ser apresentado e discutido em data a marcar entre o docente e os estudantes.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1.º Semestre

2023/2024 - 1.º Semestre

2022/2023 - 1st Semester

2021/2022 - 1st Semester

2017/2018 - 1.º Semestre