Disciplina Curricular
Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia ESCT
Doutoramento Bolonha em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade - Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade
Contextos
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Ciência e Sociedade
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade tem os seguintes "objetivos de aprendizagem" (OA): OA 1 – Evidenciar a relevância da ciência e da tecnologia em todos os domínios da vida nas sociedades contemporâneas, desde a economia à política, passando pela modelação das formas de vida e do nosso imaginário, e pelo condicionamento das necessidades e expetativas do ser humano; OA 2 – Apresentar, de forma analítica e crítica, as principais teorias e conceitos do campo dos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia, bem como as representações/imagens de tecnologia que se foram estruturando; OA 3 – Refletir sobre a emergência do conceito de tecnociência e a sua relação com o mercado, a inovação e a avaliação dos artefactos e infraestruturas, mostrando que as nossas ações são sempre co-ações técnico-humanas com potenciais consequências no ambiente, na saúde pública e na esfera dos valores; OA 4 – Dar a conhecer estudos de caso relevantes de escopo nacional e/ou internacional.
Programa
A unidade curricular está organizada em sete "unidades de aprendizagem" (UA): UA 1 - A relevância da ciência e da tecnologia no mundo moderno; UA 2 - O background histórico e filosófico; UA 3 - As principais correntes nos estudos sociais de ciência e tecnologia: a. As correntes europeias; b. As correntes americanas; UA 4 - As imagens da tecnologia: a. Imagem intelectualista; b. Imagem artefactual; c. Imagens prometeicas e fáusticas; d. Tecnologia autónoma; e. Determinismo tecnológico; UA 5 - Tecnociência: a. Emergência do conceito e definições; b. Tecnociência e mercado; c. Inovação tecnocientífica; d. Construção de artefactos; e. Avaliação das tecnologias/tecnociências; UA 6 - Tecnociência, ecologia e fins humanos; UA 7 - Estudos de caso: a. Infraestruturas técnicas; b. Risco tecnológico e ambiente; c. Biotecnologia e OGM; d. A questão energética; e. Tecnologias da informação.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular baseia-se em aulas teóricas e sessões de seminário. As primeiras incluem a exposição de conceitos e teorias. As segundas destinam-se à apresentação dos trabalhos individuais realizados pelos doutorandos, seguidos de discussão na turma. A realização dos trabalhos efetua-se fora da sala de aula. Avaliação ao longo do semestre: trabalhos individuais (100%).