Disciplina Curricular
Artes Performativas, Imagem e Cognição APIeC
Doutoramento Bolonha em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade - Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade
Contextos
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Lógica e Filosofia da Ciência > Opção Livre
Período:
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Filosofia da Tecnologia > Opção Livre
Período:
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Ciência e Sociedade > Opção Livre
Período:
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Bioética > Opção Livre
Período:
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Arte e Ciência > Opção Livre
Período:
Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Arte e Ciência > Opção Específica
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer o estado da arte e o encontro das artes performativas com a ciência cognitiva, centrando a discussão nos complexos processos de criação/perceção em torno dos conceitos de espaço e de tempo. Identificar o processo cognitivo e sensorial que está na base da relação do ator com o espaço e o tempo e do espetador com a compreensão e construção desses conceitos no evento teatral, através do estudo de criações (de teatro e de performance) de grupos como o Bando, o Teatro do Vestido, a Karnart, o Teatro do Elétrico, entre outros. Reconhecer modos de relação entre padrões de ações, emoções, sensações conservadas na memória e imagens arquivadas no processo permanente de recriação de uma prática efémera por excelência.
Programa
Contributos da ciência cognitiva 1) no estudo do envolvimento mental, emocional e sensorial de artistas e espectadores no evento teatral e performativo, sinalizando o seu estatuto autopoiético e 2) na identificação de metáforas primárias que participam da experiência partilhada do mundo e intervêm no permanente “fazer” do sentido de cada evento. Os conceitos de espacialidade e temporalidade no teatro e na performance, a sua incorporação pelo ator e pelo espetador através de padrões de ações, imagens, emoções e suas consequências a nível cognitivo. Modos de relação entre efemeridade das artes performativas e inscrição das experiências físicas (corpo) na mente (memória). O arquivo de imagens como instrumento e criação.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino será feito através de: aulas expositivas; discussão de textos incluídos numa bibliografia de referência sobre performance e cognição, por vezes com a participação de especialistas das neurociências e da psicologia; análise de espetáculos selecionados e do acompanhamento de alguns processos de criação em curso, se isso for viabilizado pelos artistas e companhias referidos anteriormente; discussão em torno de imagens selecionadas de espetáculos. Os alunos serão avaliados através de uma monografia de cerca de 25 páginas (70%) e da exposição oral e discussão da mesma em aula (30%).