Disciplina Curricular

Filosofia da Tecnologia FdT

Doutoramento Bolonha em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade - Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Contextos

Grupo: Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade > 3.º Ciclo > Curso de Doutoramento > Ramos > Lógica e Filosofia da Ciência

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Neste curso colocaremos perguntas que dividem o pensamento atual sobre a natureza da técnica: poderá o homem ser tematizado como ser “trans-técnico” que aproveita da técnica no seu corpo mas que não se dissolve nessa técnica, ou será melhor descrito na ideia de que não se pode investigar uma antropogénese sem uma tecnogénese? A evolução das tecnologias da informação e comunicação como a internet, a realidade aumentada ou até a realidade virtual tocam em (quase) todos os aspetos da nossa vida transformando-a. Em que sentido estamos hoje numa "sociedade de tecnologia e do conhecimento"? E, se assim for, estamos mais sábios? Podemos racionalmente projetar “utilizações previstas” das nossas tecnologias? Podemos 'tecnologizar' os nossos corpos e mentes? Tornar-nos-emos cada vez mais Cyborg? E podemos tornar-nos num "pós-humano"? No final da participação deste curso, o aluno doutoral será capaz de descrever e comparar visões predominantes no pensamento da técnica contemporâneo.

Programa

1. Metáforas e Inconceptualidade da Tecnologia. 2. Breve história do pensamento da técnica. 3. Mapa das principais tradições da filosofia da Tecnologia nos sécs. XX e XXI. 4. Categorias da Filosofia da tecnologia: 4.1. Pharmakon. Entre veneno e remédio (Platão, Derrida, Stiegler); 4.2. Máquina e diagrama. A técnica como conhecimento (Peirce, Simondon); 4.3. Função e ficção. A técnica como amplificação do real e distopia (Fuhrt, Foucault); 4.4. Informação e sinal (Dreyfus, Floridi, Janich); 4.5. Mão, gesto, ferramenta (Leroi-Gourhan, Flusser); 4.6. Simulação e artefacto. Reinventar o natural (Bostrom, Kurzweil, Karafyllis); 4.7. Expetativa e método da exploração. Do futuro incerto à pragmática das soluções (Martins, Kaminski, Grunwald); 4.8. Prótese e virtual (Derrida, Deleuze); 4.9. Potência e velocidade. Domínio, controlo e ilusão da soberania (Aristóteles, Agamben, Virilio); 4.10. Mapa e território. Técnicas de orientação (Deleuze, Stegmaier, Waldenfels, Hutchins). 5. Temas atuais da filosofia da tecnologia.

Métodos de ensino e avaliação

Método 1: Seminário (1h30m semanais) e grupo de leitura (1h30m semanais). Método 2: No grupo de leitura procurar-se-á “fazer filosofia da tecnologia” mais do que só refleti-la, ou seja, os alunos devem ser desafiados de forma a que busquem constantemente soluções próprias e em conjunto para os problemas propostos. Avaliação: Para além de um trabalho final escrito de curso (50-80%) é proposto uma apresentação oral de 30 min acerca de um autor/tema e teses da filosofia da tecnologia incluindo um “handout” e/ou uma apresentação em grupo de uma monografia (10-25%). Esperamos uma participação ativa incluindo a presença do aluno no seminário, nos debates e projetos de investigação e atividades do CFCUL e no grupo de leitura/prática para o debate alargado de textos suplementares ao seminário, onde os alunos deviam aprofundar o conhecimento que gerem em torno da filosofia da tecnologia (10-25%).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1.º Semestre

2023/2024 - 1.º Semestre

2022/2023 - 1st Semester

2021/2022 - 1st Semester