Sumários

Sessão 10 - Em que ponto estou eu? (10/10)

3 Maio 2022, 18:00 Vasco Ramos



A décima sessão foi guiada pela questão “Em que ponto estou eu?” Os estudantes fizeram um ponto de situação dos seus trabalhos ao longo deste ano e projetaram as atividades para o próximo ano letivo.. 
A aula teve lugar em formato misto. 


Vasco RamosVanessa Cunha


Sessão 9 - Como pretendo escrever a tese?

5 Abril 2022, 18:00 Vanessa Sofia Gomes da Cunha

A sessão 9 foi guiada pela questão “Como pretendo escrever a tese?” As apresentações e a discussão centraram-se no papel organizador, mas dinâmico, do índice da tese, i.e., que sustenta o processo de escrita, mas que também se vai redefinindo ao longo da tese. Gerou um debate animado, em que foram confrontadas diferentes estratégias e identificados diferentes graus de consolidação da estrutura das teses.

 

Vasco Ramos

Vanessa Cunha


Sessão 8 - Como vou analisar os dados?

15 Março 2022, 18:00 Vasco Ramos

A oitava sessão foi guiada pela questão “Como vou analisar os dados?” Os estudantes apresentaram as suas propostas e partilharam dúvidas com os colegas e os docentes.
A aula teve lugar em formato misto.


Vasco Ramos
Vanessa Cunha


Sessão 7 - Que cuidados éticos tenho de ter?

22 Fevereiro 2022, 18:00 Vanessa Sofia Gomes da Cunha

Nesta sétima sessão, os estudantes apresentaram as suas reflexões sobre os cuidados éticos a ter nas respetivas investigações, avançando algumas propostas para materializar essa vigilância ética. Tratou-se de uma sessão particularmente interessante no que toca à partilha de dúvidas e anseios relativamente ao bem-estar dos sujeitos de pesquisa e dos próprios investigadores, assim à salvaguarda do material empírico.


Vasco Ramos

Vanessa Cunha


Sessão 6 - Qual é o meu método/design metodológico?

1 Fevereiro 2022, 18:00 Vasco Ramos

Qual é o meu método/design metodológico?”, foi o tema abordado nesta sexta sessão. Os estudantes apresentaram e partilharam perspetivas sobre o desenho metodológico da pesquisa, os instrumentos concretos de observação e análise da informação e o calendário previsto para o trabalho de campo. Um dos estudantes, tendo já iniciado esta etapa da sua pesquisa, partilhou a experiência da primeira imersão no terreno.

Devido à situação pandémica atual, a sessão decorreu exclusivamente em Zoom.