Sumários

Seminário de Estudos Pós-graduados em Antropologia

6 Janeiro 2023, 14:30 Paula Sofia Ramos de Sousa Sampaio

O seminário contou com a participação do conferencista convidado Octávio Sacramento, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD-UTAD), que fez uma apresentação com o título: “Fronteiras de alteridade e atração: transnacionalização da intimidade no espaço Atlântico” Resumo: “Partindo de um trabalho de campo etnográfico multi-situado sobre relações de intimidade entre homens europeus e mulheres brasileiras, discuto os modos como as fronteiras político-administrativas (borders), socioculturais e identitárias (boundaries) são apropriadas pelos sujeitos enquanto eixos de demarcação etno-sexual e de atração passional no quadro de configurações de “economia política do amor” com grande espessura histórica.” A apresentação foi seguida de discussão.


Seminário de Estudos Pós-graduados (Antropologia)

16 Dezembro 2022, 14:30 Paula Sofia Ramos de Sousa Sampaio

O seminário contou com a participação da conferencista convidada Ana Margarida Sousa Santos, da Durham University (Reino Unido), que fez uma apresentação com o título: “Ciclos de violência: conflito em Cabo Delgado, Moçambique”. Resumo: “Em Outubro de 2017 um ataque a instituições do estado moçambicano em Mocímboa da Praia, Cabo Delgado, marcou o início de uma insurgência violenta que continua até ao presente. A violência que se vive na província vem na sequência de outras experiências de conflito prolongado. Nesta apresentação revisitaremos narrativas e memórias de um passado violento e discutiremos os desafios e dilemas éticos de fazer pesquisa em contextos de conflito. Argumentando que a violência presente deve ser entendida no contexto de experiências anteriores discutiremos de que forma uma abordagem antropológica pode dar respostas para entender contextos de violência.” A apresentação foi seguida de discussão.


Seminário de Estudos Pós-graduados (Antropologia)

25 Novembro 2022, 14:30 Paula Sofia Ramos de Sousa Sampaio

O seminário contou com a participação da conferencista convidada Marta Rosales, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que fez uma apresentação com o título: “Migrações portuguesas: As pessoas e as suas coisas”. Resumo: “As casas são contextos importantes para o estudo do impacto dos movimentos migratórios na identidade, redes de pertença e estratégias de posicionamento social. Construir uma casa num lugar novo, e muitas vezes adverso, é um desafio significativo para a maioria dos migrantes. Objetos e produtos, e a sua apropriação e domesticação, desempenham uma função importante neste processo dada a sua capacidade de materializarem, quer as diferenças existentes entre diversos contextos culturais quer os efeitos disruptivos do movimento nas pessoas em trânsito. Este seminário tem como objetivo discutir como é que a integração (muitas vezes problemática) de coisas associadas a culturas diversas contribui para enquadrar, estabilizar e materializar os processos criativos de produção de culturas materiais domésticas em casas de migrantes na europa, na áfrica e nas américas do norte e do sul.” A apresentação foi seguida de discussão.


Seminário de Estudos Pós-graduados (Antropologia)

14 Outubro 2022, 14:30 Paula Sofia Ramos de Sousa Sampaio

O seminário contou com a participação do conferencista convidado Francisco J. Cuberos-Gallardo, da Universidade de Sevilha (Departamento de Antropologia Social), que fez uma apresentação com o título: “Migração e configuração da paisagem urbana. Reflexões sobre o caso dos residentes peruanos no Abasto (Buenos Aires).” Resumo: “Nos estudos de migração, a paisagem física é geralmente concebida como uma realidade acabada, cuja influência no próprio processo migratório se reduz à facilitação ou impedimento de certas práticas. Contudo, a antropologia oferece-nos ferramentas para interpretar o papel activo dos migrantes na configuração física das nossas cidades. Nesta apresentação discutimos a relação entre migração e paisagem urbana no contexto da globalização, através de uma investigação centrada na população peruana que vive no bairro do Abasto (Buenos Aires).” A apresentação foi seguida de discussão.