Programa
Seminário de Ciência da Sustentabilidade e Alterações Climáticas
Doutoramento Bolonha em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável
Programa
O seminário incluirá palestras com investigadores e especialistas do mundo acadêmico e empresarial dos setores de governo, negócios, setor voluntário e sociedade civil, além de ciência e fé, educação e saúde, mas em um formato que inclua e / ou incentive o debate , entre os apresentadores e entre os alunos. A maioria das sessões terá um destes formatos: Sessões tipo 1 - Oradores externos muito distintos serão convidados a dar uma palestra (cerca de 45 '). Depois, há um intervalo (ca. 25 ') durante o qual os alunos de grupos de cinco preparam uma "pergunta matadora" para o orador (por meio de um relator). Em seguida, as respostas do orador são debatidas (ca. 50 '). Sessões tipo 2 - Dois palestrantes desenvolvem o mesmo tema (cerca de 25 'cada), mas com visões diferentes; por exemplo. abordagem global / local, soluções de tecnologia / regulamentação / estilo de vida, classificação diversificada de prioridades. O seminário responsável pode moderar o debate ou assumir o papel de um dos especialistas. Solicita-se às equipes de cinco estudantes que preparem uma posição sobre as questões (cerca de 25 minutos), apresente idéias importantes e as debatem com os especialistas e as outras equipes (cerca de 50 '). Sessões tipo 3 - Layout semelhante ao tipo 2, mas com duas equipes de estudantes apresentando as posições iniciais para debate. Algumas semanas antes da sessão, o seminário responsável proporá temas para debate, de preferência apoiados em artigos ou relatórios científicos. As equipes de estudantes prepararão as posições e as apresentarão na sessão, no formato de um debate formal com posições contrastantes. O número de alunos por equipe será três, com uma cadeira rotativa e um relator para cada equipe. Os debates ocorrerão em inglês ou português, de acordo com o que é mais adequado para cada sessão. As apresentações dos alunos em inglês serão incentivadas. As posições dos estudantes devem ser apoiadas por materiais publicados de origem credível.