Métodos de Ensino e Avaliação
Alternativa 1 Ensaio individual sobre 3 (ou 4) casos / acontecimentos à escolha, enquadrando e explicitando o aparelho conceptual utilizado para fazerem uma leitura / interpretação dos acontecimentos seleccionados. Para estes casos serão preparados dossiers (memória mediática, sites de imagens, artigos históricos, artigos teóricos sobre cada tipo de catástrofe): Serão valorizados os ensaios que mobilizem melhor os diferentes tópicos dados nas aulas – trabalho discutido individualmente Alternativa 2 Ensaio individual sobre um problema relacionado com as AC’s em função dos interesses dos alunos, utilizando uma estrutura idêntica com os diversos passos que constituem uma abordagem sociológica: - Problema – definição, equacionar causas e consequências (análise documental variada) - Situar o problema por referência a uma ou mais propostas teóricas da SA - Actores envolvidos e posicionamento / diversidade de interesses afectados - Controvérsias e linhas de consenso - Propostas de soluções O trabalho será discutido individualmente.