Sumários
METODOLOGIAS MULTIESPÉCIES
26 Setembro 2024, 18:00 • Verónica Mafalda Nunes de Melo Policarpo
Embora as relações de humanos com
os animais e natureza estejam presentes nas ciências sociais desde o início, em
particular na antropologia e em abordagens de caracter etnográfico, durante
muito tempo as mesmas foram conceptualizadas a partir de perspetivas
antropocêntricas. Considerar animais e a natureza enquanto objetivos de estudo
das ciências sociais era contraditório face a uma ontologia naturalista que
distinguia, de forma estanque, entre natureza e cultura. Nas últimas décadas
desenvolveram-se perspetivas filosóficas e epistemológicas que colocam em causa
as bases dessa distinção. Por outro lado, a tomada de consciência global face
ao impacto das intervenções humanas sobre o destino coletivo da vida no planeta
abriu espaço para a reconsideração das relações dos humanos com outros animais
e a natureza. Nesse âmbito têm sido desenvolvidas abordagens que se
auto-definem como multiespécies, ie. que visam considerar a ação de formas de
vida humanas e não humanas e sua interdependência social, histórica e ecológica
com a vida humana. Nesta aula, a partir de algumas práticas de pesquisa,
falaremos dos pressupostos e ferramentas metodológicas usadas em abordagens
multiespécies e discutiremos as suas potencialidades e eventuais limitações.
CONCEITOS-CHAVE E TEORIAS EM HUMAN-ANIMAL STUDIES: UMA ANÁLISE CRÍTICA
24 Setembro 2024, 18:00 • Verónica Mafalda Nunes de Melo Policarpo
Nesta aula, iremos falar dos principais conceitos inscritos nos paradigmas fundadores dos human-animal studies. Serão abordadas: 1) as propostas funcionalistas, que interrogam os papéis e funções dos animais (proteção e guarda de bens e pessoas, companhia, apoio à saúde física e psicológica), em contextos sociais como a família, a escola ou a relação terapêutica. 2) o paradigma marxista-crítico que define as relações entre humanos e animais, como relações de exploração estruturadas em desigualdades institucionais de poder entre espécies, cruzadas por outras desigualdades cumulativas, com as de género ou raça (interseccionalidade). 3) o paradigma interacionista, que vê na interação e no seu significado o cerne da definição de um Self animal, uma noção de pessoa capaz de ação intencional; 4) o paradigma crítico-realista, que sublinha como os animais são agentes capazes de ação e escolhas, mas num quadro de condições e estruturas humanas previamente circunscritas; 4) e o paradigma pós-humanista, que destaca a importância da performatividade, práticas sociais, materialidade e interdependência, numa estrutura em rede constituída por humanos e não-humanos. Serão abordados conceitos como antropocentrismo, antropomorfismo, especismo, domesticação, exploração, agência animal, práticas animais, naturezacultura
CONCEITOS-CHAVE E TEORIAS EM HUMAN-ANIMAL STUDIES: UMA ANÁLISE CRÍTICA
19 Setembro 2024, 18:00 • Verónica Mafalda Nunes de Melo Policarpo
Nesta aula, iremos falar dos principais conceitos inscritos nos paradigmas fundadores dos human-animal studies. Serão abordadas: 1) as propostas funcionalistas, que interrogam os papéis e funções dos animais (proteção e guarda de bens e pessoas, companhia, apoio à saúde física e psicológica), em contextos sociais como a família, a escola ou a relação terapêutica. 2) o paradigma marxista-crítico que define as relações entre humanos e animais, como relações de exploração estruturadas em desigualdades institucionais de poder entre espécies, cruzadas por outras desigualdades cumulativas, com as de género ou raça (interseccionalidade). 3) o paradigma interacionista, que vê na interação e no seu significado o cerne da definição de um Self animal, uma noção de pessoa capaz de ação intencional; 4) o paradigma crítico-realista, que sublinha como os animais são agentes capazes de ação e escolhas, mas num quadro de condições e estruturas humanas previamente circunscritas; 4) e o paradigma pós-humanista, que destaca a importância da performatividade, práticas sociais, materialidade e interdependência, numa estrutura em rede constituída por humanos e não-humanos. Serão abordados conceitos como antropocentrismo, antropomorfismo, especismo, domesticação, exploração, agência animal, práticas animais, naturezacultura.
HISTÓRIA E CONSTRUÇÃO DO CAMPO: HUMAN-ANIMAL STUDIES, ANIMAL STUDIES, CRITICAL ANIMAL STUDIES E ANTHROZOOLOGY
17 Setembro 2024, 18:00 • Verónica Mafalda Nunes de Melo Policarpo
Nesta aula iremos apresentar a história da construção dos
Human-Animal Studies (HAS), enquanto campo interdisciplinar que cruza diversos
olhares sobre os animais não humanos. A partir da identificação das quatro
grandes levas de produção científica internacional nesta área (anos 80, anos
90, anos 2000 e anos 2010 em diante), o crescimento do campo será relacionado
com o contexto histórico-político da época, nomeadamente nas suas ligações com
os movimentos de direitos dos animais, e do seu correlato académico da questão
animal, em particular dos Critical Animal Studies. Os pressupostos teóricos e
epistemológicos das diferentes correntes serão discutidos e contrastados,
evidenciando a diversidade heteróclita do campo, bem como os desafios e
oportunidades que se colocam ao seu desenvolvimento futuro. Esta reflexão será
feita em diálogo com o estado da arte dos HAS em Portugal, seus limites e
potencialidades.