Sumários
ANIMAIS E ORGANIZAÇÕES: O ORGANIZAR MULTIESPÉCIES
10 Outubro 2024, 18:00 • Verónica Mafalda Nunes de Melo Policarpo
A aula tem por objetivo apresentar um panorama dos estudos sobre gestão e organizações com foco nas relações entre estruturas/formas/processos/práticas organizacionais humanas e animais não-humanos. Discutiremos uma agenda recente de interesse que envolve organizações públicas, privadas e da sociedade civil, e como estas compõem com diferentes espécies animais não apenas em sistemas de produção e consumo, mas na (re)produção de outras tantas relações multiespécies organizadas, que podem envolver exploração, trabalho, cooperação, cuidado, etc. Partiremos de abordagens críticas e reflexivas sobre o tema, em que não se concebem as organizações como sistemas sociais limitados, racionalizados, de estrutura rígida e fronteiras definidas, mas sim como fenômenos dinâmicos e produzidos cotidianamente, nos quais diferentes espécies animais, inclusive a humana, interagem e reelaboram conjuntamente práticas que organizam e desorganizam o mundo. Trata-se, portanto, de um organizar multiespécies. Assim, faremos um esforço no sentido de “desantropocentrar” nosso olhar sobre os fenômenos organizacionais, e refletiremos sobre as implicações desse movimento não apenas para as teorizações, mas também para a prática.
ANIMAIS DE COMPANHIA, DESIGUALDADES SOCIAIS E DIFERENTES FORMAS DE INSERÇÃO DOS ANIMAIS NAS FAMÍLIAS
8 Outubro 2024, 18:00 • Verónica Mafalda Nunes de Melo Policarpo
Nesta sessão iremos abordar três perspetivas teóricas sobre a construção social dos animais de companhia. Começaremos com a abordagem histórica/genealógica, que consiste em colocar a genealogia do estatuto dos animais de companhia dentro do contexto histórico das sociedades ocidentais/ocidentalizadas e em relação fatores sociais e económicos, como é o caso da urbanização e industrialização (Fudge, 2008; DeMello, 2012). Seguidamente, iremos abordar a perspetiva crítica, que conceptualiza a condição de animal de companhia dentro de uma rede complexa que compreende relações de poder, violência e dominação, dependente dos condicionamentos socioeconómicos do capitalismo tardio (Tuan, 1986; Redmalm, 2013 & 2015; Wadiwel, 2015 & 2017). Por fim, iremos abordar a perspetiva interacionista e construtivista, onde a condição do animal de companhia é entendida como uma condição relacional, maioritariamente dependente do meso contexto da vida familiar, e das relações e dinâmicas nele presentes (Charles and Davies, 2008; Charles, 2014; Irvine and Cilia, 2017; Power, 2008; Shir-Vertesh, 2012; Ingold, 2011; Doré, Michalon e Monteiro, 2019; Policarpo e Tereno, 2022; Policarpo, Almeida e Tereno, 2023).
ANIMAIS NO SISTEMA ESCOLAR E EDUCATIVO
3 Outubro 2024, 18:00 • Verónica Mafalda Nunes de Melo Policarpo
: Nesta sessão, iremos explorar os benefícios de uma educação multiespécies e como é que estas perspetivas multiespécies poderão ser incluídas nas diversas facetas da educação. Deste modo, vamos discutir como é que a “virada animal” se manifestou na investigação em educação, os diferentes enquadramentos pedagógicos que surgiram orientados por uma perspetiva multiespécies, bem como uma análise crítica das políticas educacionais e de que forma a educação de cruza com as outras áreas dentro dos human-animal studies. Iremos, também, explorar de que modo as políticas educacionais e as pedagogias inclusivas dos animais se cruzam com questões sociais chave, como as práticas culturais, sistemas de alimentação, alterações climáticas e desastres
Crianças e Animais: A relação entre humanos e não-humanos na infância
1 Outubro 2024, 18:00 • Henrique Miguel Fernandes Tereno
Nesta aula foram discutidas diferentes abordagens teóricas para o estudo das relações entre crianças e animais, com um foco centrado nos animais de companhia.